Área de intervenção

Concelhos na envolvente da albufeira

A área de intervenção corresponde ao território que ficará inundado pela albufeira a criar e por uma faixa com largura de 500 metros contada a partir do nível de pleno armazenamento (NPA), sujeita aos acertos que vierem a ser determinados no âmbito da elaboração do plano de ordenamento.

Situa-se nos distritos de Bragança e de Vila Real, nos concelhos de Alijó (freguesias União das Freguesias de Castedo e Cotas, São Mamede de Ribatua e União das Freguesias de Carlão e Amieiro), de Carrazeda de Ansiães (freguesias União das Freguesias de Castanheiro do Norte e Ribalonga, Pombal, Pinhal do Norte e Pereiros), de Mirandela (freguesia de Abreiro), de Murça (freguesia de Candedo) e de Vila Flor (freguesia de Freixiel).

A barragem tem uma bacia hidrográfica com 3809 km² e criou uma albufeira que, ao nível de pleno armazenamento (NPA), à cota 170 metros, tem um volume de 106,1 hm³ e uma área inundada de 420,9 hectares. Em condições normais, a sua exploração varia entre o nível de pleno armazenamento e o nível mínimo de exploração (cota 167 metros).